cover.jpg

Minhas Publicações

MÁRCIO SCAVONE

  • Instagram

Começou a fotografar ainda criança com a Rolleiflex de seu pai, Rubens Teixeira Scavone ,jurista, escritor e fotógrafo modernista. Marcio é neto da romancista, Maria de Lourdes Teixeira  que foi casada em segundas núpcias com o também escritor e crítico de arte José Geraldo Vieira. 

 

Aos 16 anos foi assistente do fotógrafo modernista catalão Marcel Giró, em seu estúdio de fotografia publicitária em São Paulo. Morou em Londres entre 1972 e 1976 (com uma passagem de volta no Brasil em 1974) onde cursou a Faculdade de Fotografia do Ealing Art College (University of West London), experiência que deixou marcas profundas culturais e estéticas na sua formação.

De volta ao Brasil em 1977 abre seu estúdio de fotografia publicitária em São Paulo onde revela-se como um dos maiores expoentes na cena da fotografia publicitária brasileira. Sua primeira exposição individual acontece em 1982 no Museu de Arte de São Paulo, MASP. Volta a residir e fotografar profissionalmente na Europa nos anos 90 - Londres e Lisboa – e é também onde seu trabalho pessoal floresce. Publica então seu primeiro livro E Entre a Sombra e a Luz, uma viagem pelo mundo, o intimo e o geográfico, um encontro de texto e imagem com o romancista italiano Antonio Tabucchi . Seu segundo livro, Luz Invisível, com texto do escritor Luiz Fernando Verissimo consagra seus retratos de celebridades, sua grife reconhecida na fotografia editorial brasileira. Por suas lentes passaram Oscar Niemeyer, Pelé, Fernanda Montenegro, Burle Marx, Jô Soares, Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso , Paulo Autran ,Jorge Amado ,entre outros.